quinta-feira, 25 de abril de 2013

Biodiversity4all - Ação de divulgação e sensibilização

No próximo dia 29 de abril pelas 15:15, no auditório, vamos ter a presença da Dra. Patrícia Tiago (atualmente a fazer doutoramento em Citizen Science) para divulgar o projeto Bodiversidade4all (http://www.biodiversity4all.org/ ).


Esta ação enquadra-se num projecto que irá levar alunos e professores, da escola e do ensino universitário, até aos campos e ribeiras da freguesia, num dia (a definir em maio) em que a biodiversidade estará na mira das nossas “armas”: um aparelho de pesca elétrica e muitas câmaras de fotografar e de filmar.


cartaz de divulgação





segunda-feira, 22 de abril de 2013

DIA MUNDIAL DA TERRA

A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.

Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.

A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.

Desde essa data, no dia 22 de Abril milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu comprimisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.





Bio-hortas - o essencial com a Fundação Biologic@

FB@ é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que tem as suas actividades e acções alicerçadas em três grandes pilares: o Apoio Formação. o Apoio Técnico e o Apoio Comercial. Com estes três Apoios, a FB@ prossegue o seu sonho: Produtos Biológicos para Todos. Criou um manual que oferece muita informação e que pode consultar clicando sobre a imagem. Assim pode ficar a saber o básico, do ponto de vista teórico/prático, sobre a criação e manutenção de uma horta biológica.






domingo, 21 de abril de 2013

Joaninhas símbolo da agricultura biológica

Estes insetos são o símbolo da luta biológica, uma forma de controlar pragas de plantações sem recorrer a inseticídas. A vida das joaninhas está cheia de pormenores curiosos. Se quiseres sabe um pouco mais sobre elas visualizando um filme da série "O mundo secreto dos Jardins".



AGROBIO um parceiro na nossa horta

A AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, juntaram-se para promover um concurso de Hortas Escolares. A nossa escola inscreveu-se no concurso mas, o prémio está comprometido, porque não pudemos realizar plantações e/ou sementeiras até agora, devido ao facto do terreno ter estado encharcado.

Se quiser saber mais sobre agricultura biológica clique na imagem em baixo.




sexta-feira, 5 de abril de 2013

ECOCÓDIGO DA LEAL

O nosso ecocódigo foi, como se vê, construído à volta de três temas, os temas obrigatórios do programa eco-escolas: água, energia e resíduos.

Se todos o cumprirmos a nossa escola  deixará uma pegada ecológica mais pequena contribuindo para a sustentabioidade do planeta.