quinta-feira, 22 de novembro de 2012

23 de novembro, Dia Internacional da Floresta Autóctone




Porquê mais um dia da floresta?
Quando a floresta exótica já representa quase um quarto da floresta portuguesa está na altura de defender a nossa flora. O dia 23 de Novembro foi estabelecido como O Dia da Floresta Autóctone para promover a importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como o dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa. A plantação de árvores no da Primavera em Portugal apresenta frequentemente um baixo sucesso associado ao aumento das temperaturas e redução das chuvas que se faz sentir com a proximidade do Verão.
As florestas autóctones portuguesas são áreas de árvores de origem portuguesa. As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições de solo e clima do território, sendo mais resistentes a pragas, doenças e a períodos longos de seca e de chuvas intensas, em comparação com as espécies introduzidas, enquanto estas, como são originárias de outro país, são menos resistentes às mesmas condições. Cerca de 38% do território continental português é constituído por área florestal, representando uma mais-valia efetiva na conservação da Natureza e da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), proteção do solo e manutenção do regime hídrico.
Como comemorar o dia da Floresta Autóctone?
A participação e colaboração de todos é fundamental para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida. E todos poderemos contribuir para a preservação e expansão das nossas espécies indígenas. O bom senso e o civismo são indispensáveis mas é sempre necessário algum conhecimento, afinal quais são as nossas espécies nativas?
Consulte estes sites e saiba mais:

Sem comentários:

Enviar um comentário